top of page
Foto do escritorCarol Peixoto

O Quartinho e o Desenvolvimento Infantil

Você sabia que um quartinho bem planejado pode contribuir muito para o desenvolvimento dos pequenos durante a infância?

Criança brincando no quarto

Todos nós, seres humanos, precisamos de um lugar especial, que atenda nossas necessidades e que nos traga segurança, para que possamos nos desenvolver em todas as fases de nossas vidas. Para as crianças, esse lugar especial tem um papel maior. Durante seu primeiro período de vida a criança assimila o lugar onde nasceu, desde o primeiro momento absorve as percepções sobre os espaços, os sons, cheiros... Tudo isso permite que ela vá se adaptando e se transformando nesse ambiente que a cerca. Neste contexto estão os quartinhos infantis! Locais de descanso que funcionam quase como um refúgio para os pequenos. É essencial que sejam confortáveis, transmitam para as crianças o sentimento de segurança e tragam referências das atitudes e gostos delas. A criança precisa se reconhecer neste espaço, sentir que faz parte dele.

Vamos falar a seguir sobre alguns aspectos que ajudarão na criação desse cantinho lindo e especial aí no seu lar!


Estímulos Sensoriais: As cores têm o poder de influenciar a mente e estado de espírito das crianças. Utilizar cores suaves, em harmonia no ambiente, é essencial para garantir um cantinho com vida, aconchegante e convidativo para seus mini donos. Papéis de parede, pinturas artísticas, adesivos, são excelentes opções para trazer cores ao espaço. Elementos de decoração em tecido e madeira (tapetes, cestos, almofadas, brinquedos) também são ótimas opções para trazer diferentes texturas.


Ambiente Multifuncional: É muito importante que a criança possa executar diferentes atividades em seu quartinho, que ela possa se concentrar, explorar, imaginar, criar... Para isso, é possível criar pequenos espaços dentro do quarto, reservados para essas atividades, como: cantinho de leitura, espaço para realizar as tarefas escolares, espaço livre para brincar, espaço para dormir e relaxar, para cuidados pessoais.


Afetividade: Há formas divertidas e especiais de criar uma decoração para o quartinho que transmita memórias e sentimentos. Incluir na decoração os objetos de apego da criança é uma forma imprimir sua personalidade no ambiente e fazer com que ela se sinta segura, fortalecendo o sentimento de pertencimento. Outra ideia divertida é expor na decoração os trabalhos criados pelos mini artistas, isso faz com que eles se sintam reconhecidos, o que gera maior motivação e satisfação com o que produzem.


Decoração com Propósito: Utilizar objetos de decoração que tenham uma função no quarto pode trazer muitos benefícios para o desenvolvimento dos pequenos. Alguns exemplos são:

  • Móbile de berço ou chão: Promovem estímulos motores e sensoriais, através da descoberta das cores, formas, texturas e principalmente sons. Faz com que os bebês aprimorem movimentos de olhos, braços e pescoço;

  • Espelho (acrílico ou vidro com película de proteção): Através dele a criança aprende a se reconhecer como um indivíduo único, diferente dos pais. Se reconhecendo, a criança explora a experimentação de novos movimentos, conhecendo assim seu corpo;

  • Porta livros: Instalado ao alcance da criança, promove a independência à medida que permite que ela escolha por conta própria o que quer ler;

  • Cestos organizadores: Permitem exercitar o senso de responsabilidade e de ordem das crianças, de forma visual fazem com que elas entendam que cada coisa tem seu devido lugar e que após o uso devem ser recoladas;

  • Régua de crescimento: A partir do momento divertido e especial de realizar a medição, a criança começa a adquirir a noção do tamanho do seu corpo e entender a diferença de escala entre "maior" e "menor", além de ter contato com o sistema numérico.


E ai, gostou das dicas? Que tal colocar em prática no quartinho dos pequenos e se divertir com eles!



53 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page